Sylvia Varoni de Castro

Sylvia Varoni de Castro
Prefeitura Municipal de São Paulo

Esta é uma foto de Sylvia Varoni de Castro quando era Diretora do Parque Infantil Cidade Mãe do Céu (Tatuapé)
Sylvia Varoni nasceu em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, chamada Muzambinho, localizada no sul daquele Estado. Filha de imigrantes italianos, estudou na Escola Normal formando-se no final da década de 1930. Casou-se com Eduardo Melchert de Castro, paulista nascido em Campinas-SP, empresário na área da cafeicultura. Tiveram dois filhos, Eduardo e Sylvio. No final da citada década fixou residência em Santos-SP. Devido às atividades profissionais do marido seguiram para o interior do Estado onde residiram em Marília, Tupã e Lucélia. Em todas essas localidades Sylvia Varoni de Castro dedicou-se com pioneirismo à educação infantil, inicialmente em casa onde alfabetizou os filhos e colaborou, como voluntária, nas diversas escolas das cidades.
No início da década de 50 a família transferiu-se para a capital (São Paulo), oportunidade em que Silvia Varoni de Castro ingressou como professora na Prefeitura. Trabalhou como educadora (era o título na época) no Parque Infantil da Praça da República (centro da cidade), posteriormente exerceu a mesma função no Parque Infantil da Vila Maria. Na década de 60 foi transferida para o Parque Infantil Cidade Mãe do Céu, no Bairro do Tatuapé, na função de Diretora. No período citado formou-se em Pedagogia tendo participado de inúmeros cursos de aperfeiçoamento e extensão sempre voltados para a Educação Infantil. Colaborou com sua experiência nos trabalhos da Secretaria de Educação do Município que culminaram com a transformação dos denominados, até então, Parques Infantis em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI).
A vida profissional de Sylvia Varoni de Castro na área da Educação Infantil foi profícua e plena de realizações. Por ocasião de seu falecimento em 1987 a Prefeitura de São Paulo, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação, por proposta do então Secretário de Educação, concedeu-lhe a honra de dar seu nome a uma Escola da cidade. Essa honraria encheu de orgulho toda sua família, filhos, noras, netos e bisnetos, pois ficou eternamente perpetuada sua memória na atividade que ela mais amou. Eduardo Germano e Sylvio (filhos), Maria da Conceição e Marcia (noras), Alexandra, Renato e Sylvia (netos), Julieta, Ludmila, Benício, Victor e Sofia (bisnetos).
Registro realizado por seu filho Eduardo Germano Varoni de Castro em março de 2011
Carreira na Prefeitura do Município de São Paulo
Década de 50 – Iniciou como estagiária no cargo de Educadora Recreacionista do Parque Infantil da Praça da República;
1956 – Nomeada Educadora Recreacionista do Parque Infantil da Vila Maria;
1960 – Transferida para o Parque Infantil Cidade Mãe do Céu;
1961 – Assumiu a direção do Parque Cidade Mãe do Céu, tendo permanecido no cargo até 1981, quando foi transferida para a sede da Secretaria de Educação do Município de São Paulo;
1984 – Aposentou-se no cargo de Supervisora;
Faleceu em 19 de janeiro de 1987. 



Dados do Projeto Político Pedagógico da EMEI PRofa. Sylvia Varoni de Castro
Prefeitura Municipal de São Paulo


IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR:


EMEI PROFESSORA SYLVIA VARONI DE CASTRO  -  D.R.E.:  IQ                    


ENDEREÇO:  Rua Antonio Gandini, 857  -  CEP: 08250 460                  
                         Bairro: Conjunto José Bonifácio  -  Subprefeitura: Itaquera
                         Telefone: 2079 0920


DADOS INSTITUCIONAIS:
CRIAÇÃO: Decreto n.º 17.961 de 04/05/1982
DATA DA INAUGURAÇÃO: 07/05/1982
DATA DE INÍCIO DE FUNCIONAMENTO: 28/07/1982

DENOMINAÇÃO ANTERIOR: “Escola Municipal de Educação Infantil do Conjunto Habitacional II/ III, Unidade IX”
ALTERAÇÃO DE DENOMINAÇÃO: Decreto 23.331 DOM. 20/01/1987 para EMEI Professora Sylvia Varoni de Castro

CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO: 161076139000000

CÓDIGO DO GERFUNC: 090760


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
                                        1º TURNO = 07h00 às 13h00
                                        2º TURNO = 13h00 às 19h00.
Agrupamentos e turmas:

Manhã
Tarde
4º A
4º B
5º A
5º B
6º A
6º C
6º B
6º D
6º F
6º E

Total de alunos atendidos: 279 alunos, sendo 133 no 1º turno e 146 no 2º turno

HISTÓRICO:

Ata de Abertura da Unidade – de 07 de maio de 1982
 

Ata de mudança de denominação da Unidade – de 14 de fevereiro de 1987
 



ANTES E DEPOIS:
1984


2011

PRÉDIO:

SEDE DE VOTAÇÃO.........................................(N)
SEDE DE VACINAÇÃO....................................(N)                      

DEPENDÊNCIAS DO PRÉDIO:
( 5  ) SALAS DE AULA                
( 0  ) LABORATÓRIO  DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
( 0  ) SALA DE LEITURA
( 0  ) SALA DE VÍDEO
( 0  ) BRINQUEDOTECA
( 1  ) PARQUE
( 1  ) QUADRA
  CROQUI:

 ESCOLAS PRÓXIMAS À UNIDADE EDUCACIONAL:

CEI Direto Cabreuvas
EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso
EMEF Professor Julio Cesar de Melo e Sousa – Malba Tahan
EMEI Antonio Gonçalves Dias
EMEI Ernani da Silva Bruno
Escola Estadual Maria de Lourdes Aranha de A. Pacheco
Escola Estadual Professor Geraldo Domingos Cortez
Escola Estadual Professora Indiana Zuycher Simões de Jesus
Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli


APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO:
Os espaços institucionalizados de Educação Infantil tornaram-se locais de grande importância para as crianças, pois elas não têm mais oportunidade de brincar na rua, como no passado, quando as brincadeiras eram passadas de pai para filho ou colegas mais experientes, hoje os meios de comunicação e a vida atribulada dos familiares tem tomado lugar das brincadeiras e do convívio prazeroso, portanto as brincadeiras precisam ser ensinadas nesses espaços privilegiados de convivência, que na realização de suas atividades cotidianas proporcionam vínculos de segurança, afetividade, aconchego e descoberta do mundo.
Para que esses espaços realmente sejam espaços felizes é necessário que seja constituído de muitos desafios, com situações que possibilitem às crianças viverem a infância brincando, descobrindo, aprendendo, interagindo com o outro e com a cultura. Por isso, em nossa EMEI as crianças tem o direito de viver momentos para experimentar, arriscar, errar, imaginar, rasgar, quebrar, lambuzar, enfim viver plenamente essa fase tão rica e essencial para a formação de uma personalidade saudável e feliz.
Nós incentivaremos as famílias a participarem das atividades desenvolvidas, através da contação de histórias e da sensibilização para recordarem como brincavam quando eram crianças, durante as reuniões, queremos com isso que os pais entendam como o brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças, e eles não devem perder um minuto desse período tão rico da vida de seus filhos.
Todos os funcionários são acolhidos e incentivados a disponibilizar-se para brincar, para tanto, respeitamos as diversas ideias e trajetórias percorridas por cada um deles, e entendendo como eles construíram suas maneiras de ver o mundo, as crianças e a si próprios, fazemos um investimento no exercício da reflexão dos profissionais, e na construção de um olhar que lhes permita observar, registrar e prestar atenção ao desenvolvimento das crianças e refletir sobre as práticas cotidianas.
Enfim, vamos construir a história coletiva da EMEI, baseada em atitudes de acolhimento e respeito às crianças e aos adultos que por aqui passam, através de uma prática pedagógica que integra o cuidar e o educar.
Este projeto pedagógico se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros da equipe escolar devem consultar a cada tomada de decisão.
Sílvia Varoni na lista de diplomandos da Escola Normal de Muzambinho de 1931
Foto do Acervo Municipal