JORNAIS DE OUTROS MUNICÍPIOS

JORNAIS DE OUTROS MUNICÍPIOS RELEVANTES PARA HISTÓRIA DE MUZAMBINHO
            Vários jornais divulgaram Muzambinho durante anos. Alguns deles com circulação no município, como “Jornal Diocesano”, “Jornal da Região”, “Folha do Povo”, “O Correio do Sudoeste” (Guaxupé), “O Alfenense”, “Jornal dos Lagos” (Alfenas), “Mantiqueira”, “Folha da Cidade” (Poços de Caldas), entre outras. Aqui vamos listar jornais que divulgaram Muzambinho em situações especiais. É importante observar que até a metade do séc XX Muzambinho era constante notícia na imprensa nacional.
·        Almanaques: Muzambinho era destaque em vários almanaques, sendo eles. Almanak Sul Mineiro, de Bernardo Saturnino da Veiga (1878 e 1884); Almanak Administrativo Civil e Industrial da Província de Minas Gerais, de Antônio de Assis Martins (1865, 1873 e 1875); Almanak Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (edições anuais entre 1891 e 1917).
·        O Pharol: jornal dirigido por Cesário Alvim em Juiz de Fora, importante político mineiro, de circulação em todo o estado de Minas Geras, tinha uma coluna de notícias de Muzambinho, tendo como correspondente o Prof. Salathiel de Almeida. Cesário Alvim é bisavô do músico Chico Buarque.
·        O Guaxupé: Entre 1912 e 1917, dirigido e editado pelo Dr. André Cortez Granero, apresentava várias informações sobre Muzambinho.
·        A Tribuna da Imprensa: Uma série de artigos de 1951, em tom sensacionalista de Pasquim, de forma emocionante, narra aspectos políticos da história do município na versão Pica-pau, pelo próprio jornalista Carlos Lacerda, pivô do suicídio de Vargas. Os textos se chamavam “Muzambinho, Ou o Martírio de Uma Cidade”, em 6 capítulos.
·        A Gazeta de Caconde: Publicou em 1976 uma edição comemorativa do aniversário de Muzambinho.
·        O Correio do Sudoeste: Sediado em Guaxupé e dirigido por Eloadir Vieira, publicava anualmente edições comemorativas do aniversário de Muzambinho.
·        Mantiqueira: Sediado em Poços de Caldas, entre 2004 e 2006 manteve uma sucursal em Muzambinho, publicando de 2 a 4 páginas especiais encartadas no jornal diariamente.

Salathiel de Almeida