JADE SATURNINO VIEIRA DE MAGALHÃES



MUZAMBINHENSE FOI DESTAQUE NA POLÍTICA E NO TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA
(Ele nasceu em Muzambinho, como a sua própria filha confirma, e como consta dos livros de matrícula do Lyceu)
JADE SATURNINO VIEIRA DE MAGALHÃES, filho do poeta e professor Pedro Saturnino Vieira de Magalhães, foi estudante do Ginásio Mineiro de Muzambinho, onde foi diretor de um jornal estudantil chamado na escola dirigida pelo Prof. Salathiel de Almeida.
Aluno que exercia liderança estudantil em Muzambinho, era contemporâneo de Geraldo Freire, que se tornou presidente da Câmara dos Deputados; de Isaac Salum, famoso jornalista e professor da USP e de outros, como seu irmão Almo Saturnino Vieira de Magalhães, poeta e de Otacílio Siqueira, intelectual.
Jade se tornou Ministro do TCE-SC, além de ter sido segundo colocado nas eleições para o Senado daquele estado, perdendo para a família Bornhauser.


Jade Saturnino Vieira Magalhães, nasceu em Muzambinho em 7 de agosto de 1914,  filho de Pedro Saturnino Vieira Magalhães e Judite Navarro Magalhães. Casado com Cecília Reichmann Magalhães,teve seis filhos: Maibi Helena Reichmann Magalhães, Beatriz Reichmann Magalhães, Ildefonso Vieira Magalhães, Clarice Magalhães Araujo Hyczy(Clarice Reichmann Magalhães), Maria Cecilia Chami (Maria Cecília Reichmann Magalhães e Terezinha Rached (Terezinha Reichmann Magalhães).