FREI PEDRO

Após a qualificação, por acaso, ao buscar na Internet informações sobre a Ordem Franciscana, consegui informações sobre Frei Pedro, que foi diretor do Colégio Estadual de Muzambinho em 1951, abaixo, apresento texto que redigi sobre o religioso, junto com informações sobre Frei Aristides, que atuou junto com o franciscano em Muzambinho:

            Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_Santo_Ant%C3%B4nio, acessada em 16.10.2008), Frei Pedro, juntamente com o Frei Bertrando e outro instalou o Colégio Santo Antônio, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, na Rua Pernambuco 880, no bairro Funcionários, em 17.02.1950, sendo o colégio que dava autonomia para a província franciscana recém criada. Celebrou a primeira missa da escola.

            No site sobre a cidade de Corinto – MG, encontramos o seguinte: http://corinto.cantaminas.com.br/musica.htm acessado em 16.10.2008

Em 1924, na madrugada do dia 20 de julho, duas bandas de música e fogos, com certeza preparados por Chico Fogueteiro, acordaram a população de Corinto para as grandes festas da inauguração do novo município e instalação da Câmara, já eleita no dia 15 do mesmo mês. Pela manhã, as ruas lindamente ornamentadas com guirlandas e galhardetes davam ao ambiente o aspecto alegre dos dias de festas. Políticos, autoridades e um grande número de pessoas da cidade se juntaram em frente ao coreto armado em junto à Câmara especialmente para a ocasião. Às 11 horas o Revmo Frei Pedro Schretlen, coadjuvado pelos Revmos Frei Félix Pompen e Frei Jorge de Bôer, cantou missa campal, tocando durante a missa a orquestra dirigida pelo maestro Antônio Alves. Após a missa, na posse da Câmara em meio a inúmeros discursos e prolongadas salvas de palmas, as bandas “Lira Operária”, dirigida pelo maestro Pacheco e “N. S. da Conceição” pelo maestro Antônio Alves dividiram a animação das solenidades. Já, durante o banquete servido às 14 horas no Cinema Ideal, quem tocou foi um corpo de orquestra do Theatro Municipal de Bello Horizonte, especialmente contratado para este fim, tendo sido regida pelo maestro Sr. Flores. Nos salões da Câmara e do Cinema Ideal feéricamente iluminado dançou-se até alta madrugada do dia 21, conforme noticiaria no dia 24 de julho o jornal paroquiano “A Villa de Corintho”.

            Foi vigário em São Miguel e Almas em Santos Dumont e coadjutor em Urucu.

·  Frei Aristides Kasdergen, de 1967 a 1984 – diretor do Colégio Santo Antônio, dá o nome ao Ginásio. Faleceu em outubro de 1995, com 65 anos. (Ou seja, foi diretor do Colégio em 1951 com apenas 31 anos)

            Há fotos e dados deles em Divinópolis, na biblioteca da Ordem Franciscana. Ele falta na galeria dos diretores da EE Prof. Salatiel de Almeida. Em breve tenho projetos de buscar a foto para preenchimento da galeria.