EDGARD VIEIRA

Edgard Vieira


         Fique sabendo da existência do prof. Edgard Vieira (1902?-1932) quando meu ex-orientador, o prof. Dr. Antônio Vicente Marafiotti Garnica me mostrou um livro seu, sobre Fatorações, e, na descrição dos títulos do autor estava.
Pelo professor Edgard Vieira – ex-professor do Lyceu de Muzambinho, professor no Instituto Sciencias e Letras e na Associação Cristã de Moços, em São Paulo. (VIEIRA, 1923)
            O livro ainda tinha um parecer do matemático campineiro André Perez Y Marin, em agosto de 1922:
A. Perez Y Marin – Campinas, agosto de 22
Parecer do Matemático André Perez Y Marin, lente catedrático de Aritmética e Álgebra no Ginásio do Estado, em Campinas, sobre o livro “Fatoração Algébrica”.
           O sr. Edgard Vieira, jovem e conceituado professor de matemática no Lyceu de Muzambinho, teve a gentileza, que muito agradecemos, de submeter ao nosso exame um pequeno trabalho didático que escreveu para uso de seus alunos.
           O estudo de fatoração em matemática é necessário para o conhecimento completo das frações e da resolução de equações, e o Sr. Edgar Vieira, conhecendo, sem dúvida, por experiência própria, as dificuldades que a fatoração algébrica oferece aos principiantes, procurou remover essas dificuldades, apresentando um estudo metódico e bastante minucioso sobre esse assunto.
           O trabalho do professor Edgard Vieira considera quinze casos de fatoração algébrica, cada um dos quais é seguido de uma série de exercícios resolvidos e de outra série de exercícios sem resolver. Todos esses casos e exercícios relativos são expostos com muita clareza e bem concatenados na ordem de dificuldade crescente de modo que o aluno pode compreender toda a matéria sem esforço e até sem o auxílio do professor.
           Vê-se pois que o professor Edgard Vieira é digno dos maiores encômios por sua dedicação ao ensino e pelo serviço que presta aos estudiosos com seu trabalho.
           Felicitamos sinceramente o ilustrado colega, e, esperamos que o bom êxito desse ensaio lhe servirá de estímulo para continuar com ardor os seus estudos de matemática e produzir novos e importantes trabalhos. (VIEIRA, 1923)
                O livro ainda anuncia:
Do mesmo autor: a publicar: Curso Completo de Álgebra (2 vols.) (VIEIRA, 1923)
            Fazem-se dedicatórias, inclusive ao prof. Salatiel.
Ao ilustre professor ANDRÉ PEREZ Y MARIN, mestre e amigo, homenagem de apreço e veneração do AUTOR. Ao professor EDMUNDO VIEIRA, meu pai. Ao DR. W. A. WADDELL, diretor do “Mackenzie College” e ao DR. SALATHIEL DE ALMEIDA, diretor do Lyceu de Muzambinho, Tributo de Gratidão. (VIEIRA, 1923)
                O livro tem prefácio escrito em Muzambinho e possui 98 páginas. O autor alega ter consultado Beman and Smith, Hawkes, Wetworth, Hamblim, Smith, Webster, Wells e Hill’s.
           
            Além disso, tive mais uma informação sobre o professor, publicado no jornal “O Muzambinhense”:
Falecimento do Dr. Edgard Vieira em 14 do mês passado. Com 30 anos de idade, natural de Ouro Preto, filho do prof. Edmundo Vieira
“O extinto concluíra seus preparatórios no Ginásio Local, onde, em seguida, exerceu com brilho a cadeira de professor de Matemática.
Transferido para São Paulo, continuou a dedicar-se ao magistério, havendo lecionado nos principais colégios daquela capital.
Formou-se em direito, pela Faculdade de São Paulo.
Em Pitangui, ocupou, com brilhantismo, o cargo de promotor de justiça”
“Viúva Ruth Martins Vieira, irmão Lucilia Clotilde Vieira, Caio Júlio César Vieira, Geraldo Vieira, Edmundo Vieira”
“Em Muzambinho, onde o dr. Edgard Vieira grangeou um largo círculo de amizade e admiração esta noticia repercutiu dolorosamente e causou funda consternação.
           A imprensa local, que tantas vezes foi abrilhantada pela pena do talento moço, que era poeta de mérito, associa-se às manifestações de pesar pelo seu passamento, enviando condolências a sua exma.”  (O Muzambinhense – 16/10/1932)