Aristides Cecílio de Assis Coimbra, Cel. – Natural de Muzambinho – MG, fez carreira política em Muzambinho. Cunhado de Américo Luz e primo sanguíneo em primeiro grau de Francisco Paolielo. Foi deputado estadual na 9ª e 10ª Legislaturas da República Velha (1923-1926 e 1927-1930).
BIOGRAFIA OFICIAL DO MUSEU DE MUZAMBINHO:
Cel.
ARISTIDES CECÍLIO DE ASSIS COIMBRA
O Cel. Aristides Coimbra, natural desta cidade, onde nasceu a 4 de Agosto de 1870, era filho do Coronel Cesário Coimbra, um dos beneméritos desta cidade, e da Exma. Sra. dona Theodora Machado Coimbra, tendo falecido nesta cidade a 12 de Agosto de 1930, com a idade de 60 anos, deixando viúva dona Elvira de Oliveira Coimbra e numerosa e distinta prole.
O Cel. Sempre residiu nesta cidade. Na sua mocidade esteve, em companhia do seu finado pai, no comércio de Santos, onde pouco demorou.
Neste município foi fazendeiro e comerciante. Nos últimos anos de sua vida dedicou toda sua atividade á política, tendo exercido mais de 12 anos a presidência do município, cargo em que a morte o surpreendeu.
Foi deputado ao Congresso Estadual de Minas, em duas legislaturas. Na primeira, zelou com muito corinho pelos interesses do Município, na divisão administrativa do Estado, conseguindo conservar intacto o seu território. Na segunda, patrocinou com o deputado Coimbra da Luz, o projeto de lei que criou o Ginásio Mineiro de Muzambinho, aproveitando o antigo Lyceu Municipal desta cidade.
O Coronel Aristides Coimbra, na sua profissão municipal, deixou notáveis melhoramentos, entre os quais podemos citar o grande e belo jardim da Praça Getúlio Vargas, o maior de toda essa região na época. Hoje se chama Praça Pedro de Alcântara Magalhães.
Fonte: Jornal O
Muzambinho