ANTÔNIO JOSÉ DE CARVALHO

Antônio José de Carvalho – escultor nascido em Portugal, construiu o Cruzeiro de Pedra, a Fonte da Praça Pedro II, o Chapéu de Sol e os bancos da praça da estação. Além de fazer o calçamento de Muzambinho, Guaranésia, São Sebastião do Paraíso e obras em Timburi e Termópolis. Morou em Muzambinho.

BIOGRAFIA OFICIAL DO MUSEU:

Antônio José de Carvalho

Escultor português do Cruzeiro de Pedra, Fonte Fálica, Chapéu de Sol


Natural de Barcelos, Portugal, veio para o Brasil com 16 anos de idade. Trabalhou no maqueteamento de bustos no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro, onde seu irmão já trabalhava. O trabalho de escultura é uma tradição na família em Portugal onde aprendeu o ofício. Mudou-se para São Paulo para a Vila de Timburi, próximo ao Município de Piraju, para trabalhar em armazéns. Morou em São Roque, Rodovalho e várias cidades do interior de São Paulo. Veio para Guaranésia onde fazia calçamentos com pedra. Trabalhou também em São Sebastião de Paraíso em obras de calçamento. Veio para Muzambinho em 1931 onde fez todo o calçamento da Praça Pedro II como chefe de obra.
Em Muzambinho fez em seguida o Chapéu de Sol, a Fonte Fálica onde os cavalos bebiam água, pois todo o transporte do café para embarque era feito por carroças. Só existiam dois caminhões no município.
Teve 10 filhos, sendo cinco falecidos quando crianças.  Dois de seus filhos estão enterrados em Muzambinho.
Era muito cristão, mas não freqüentava a igreja. Frei Florentino insistia para que ele freqüentasse a missa, mas ele não ia. Somente ia à igreja quando era padrinho de casamento. Dizia sempre, até mesmo para Frei Florentino: “Para ganhar a indulgência ajude um pobre, vá a cadeia visitar os presos, vá aos hospitais”.  Seu filho Guilherme sempre distribuía pães aos moradores pobres do Brejo Alegre e nadava no rio Chico Pedro.
Mudou-se com toda a família para Foz do Iguaçu (PR) onde teria deixado obras no Parque Nacional de Foz do Iguaçu.

 

Obras do Senhor Antônio José de Carvalho

-          Igreja de Pedra e Pia Batismal em Timburi (SP).
-          Calçamento em Guaranésia, S.S. do Paraíso, Muzambinho e várias cidades do interior de São Paulo.
-          Canais de Águas Quentes em Termópolis (São Sebastião do Paraíso).

Muzambinho foi à cidade que mais o apoiou. Um dos seus projetos não realizados foi à escultura de Jesus Cristo que seria colocada em frente ao hospital.

Obras do Senhor Antônio José de Carvalho em Muzambinho

-          Cruzeiro da Matriz
-          Fonte Fálica

-         Chapéu de Sol e todos os bancos da Praça Dom Pedro II