ALGUNS JORNALISTAS

ALGUNS JORNALISTAS NOTÁVEIS (INCOMPLETO)
·        Isaac Salum – professor, filólogo e teólogo, estudou em Muzambinho, sendo natural de Alpinópolis. Foi professor da USP.
·        Jackson de Figueiredo Martins, fundou a revista católica “A Ordem”, sendo inclusive homenageado após a morte por Carlos Drummond de Andrade na mesma revista. Foi quem cunhou o nome “Athenas do Sul de Minas”. Faleceu em 1935 numa pescaria.
·        Marco Marcelo Bortolotti – jornalista da revista “Época.”
·        Mírian Cléa dos Santos Tavares Barcelos Garcia, a Mírian Lane, nascida em Muzambinho, era locutora da Rádio Jovem Pan FM. Faleceu em janeiro de 1984 com 21 anos, em São Paulo. Era uma das poucas locutoras nas transmissões FM do Estado de São Paulo e foi locutora de um show de aniversário da rádio no Ginásio do Ibirapuera. Era casada com o jornalista Fábio Garcia da Rádio Bandeirantes FM.
·        Pedro Aurélio Varoni de Carvalho – atual diretor de jornalismo da EPTV.
·        Rodolfo Magalhães. “Nasceu em Muzambinho, MG, 1968. Diretor e roteirista de vídeos, escritor. Graduado em Comunicação pela Fafich/UFMG. Premiado pelo Núcleo Atlantic e TV Manchete (1990); Menção Honrosa na Mostra Antárctica Artes com a Folha com o CD-ROM Belém Embrulhada. Recebeu o prêmio Melhor Vídeo Minuto, Festival de Cinema e Vídeo do Maranhão (1994). Participou do Festival de Salzburg, Áustria (1992); Festival de Utrecht, Alemanha (1992). Realizou mostra no Museu Mineiro, BH (1992); Galerie Debret, Paris (1992); Whiteley Atrium Gallery, Londres (1992). Publicou o livro Brancas Horas, (Prosa Veloz, 1991). Produziu vários vídeos e documentários, dentre eles: OPirotécnico Zacarias (1992); País (1994) e o videoclip Sobre o Tempo(1995).” Texto de: comarte.com/rodmagal.htm.
Ruth de Assis e Mírian Lane

E MAIS

·        O Dr. Luiz Leite, pai de Lycurgo Leite, dirigiu por muitos anos, em Ouro Fino, o “Jornal do Povo”, o órgão do Partido Republicano Ourofinense, com grande acervo no museu de Muzambinho. Lycurgo era colunista. Foi publicado na primeira década do século XX.
·        O primeiro jornal de campanha eleitoral foi em 1999, publicado por Marco Régis, com a foto de todos os 33 candidatos a vereador.
·        Jacy de Assis, natural de Muzambinho, foi diretor de vários jornais em Uberlândia e Burity Alegre (GO). Sua irmã Ruth de Assis também dirigiu jornais.

·        Em 1906, Leopoldo Poli fundou no Ginásio Paulista o jornal “A Violeta”, juntamente com o Dr. Armando Coimbra, estudante do Lyceu.